quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Phragmipedium Schroederae




 
Floração Dezembro 2014
Phragmipedium é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi estabelecido por Rolfe em Orchid Review 4: 330., em 1896, sendo sua espécie tipo o Cypripedium caudatum Lindl., hoje conhecido como Phragmipedium caudatum (Lindley) Rolfe. Seu nome vem do grego phragma que significa divisão, e de pedilon, chinelo, em referência referência às divisões internas de seu fruto e ao formato do labelo de suas flores.
Este gênero distingue-se dos outros gêneros desta subfamília por apresentar flores decíduas, ou seja, que se destacam depois de murchas, e apresentar ovário com três câmaras separadas, sendo todas espécies nativas do continente americano.
A sua distribuição ocorre em vasta área que vai desde o sul do México até a Bolívia e quase todo o Brasil do extremo norte até o Estado de São Paulo.
O cultivo das espécies de Phragmipedium é menos difícil que o de Selenipedium, todavia não tão fácil como o dos representantes do gênero Paphiopedilum, que por isso mesmo aparecem mais freqüentemente nas coleções. Em terra vegetal, com mistura de fibra de xaxim, areia e carvão, em lugares levemente ensolarados e bastante úmidos, elas se dão muito bem. São plantas sensíveis à qualidade da água, que não deve apresentar muitos sais dissolvidos em sua composição.

A espécie foi descrita por Lindley como Cypripedium.

O Phragmipedium Schroederae é um híbrido formado por 50% do Phragmipedium caudatum, 25% do Phragmipedium longifolium e 25% Phragmipedium schlimii.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Phragmipedium
http://www.delfinadearaujo.com/on/on40/Phrag_sidney_marcal/phrag_del/phrag_del%202.htm

8 comentários:

Point Feminino disse...

Tem dela pra vender? Sou de Pernambuco.

Unknown disse...

Não tenho sorte com essa qualidade
As minhas não desenvolveram

Ritinha disse...

Gostaria de saber se você tem para vender essa linda phragmipedium shroederae (nesta mesma cor). Sou do Rio de janeiro. Abraços.

MGloriaM disse...

Oi Luciana, as plantas expostas são de minha coleção. Obrigada pela visita

MGloriaM disse...

Oi, infelizmente não tenho muda. Todas as plantas são de minha,coleção, obrigada pela,visita. Espero que o blog tenha sido útil.

MGloriaM disse...

Oi, obrigada pela,visita. Não tenho cortes disponíveis.

MGloriaM disse...

Elas são chatinha mesmo, não desista. A minha rodou todo o orquidario, um belo dia ela floriu. Era a espécie preferida do meu marido. Por ironia ela,floriu exatamente no dia que ele morreu.

Ritinha disse...

Bom dia.
Amo Phragmipedium e comprei uma Scroederae. Mas ela não está bem. O leque (base) está com a cor muito clara, algumas folhas com a ponta fazendo uma borda amarela e depois escurecem (parece que isso está crescendo no sentido da base). Também tem folhas que estão com manchas circulares amarelas e no meio ficando cor de ferrugem. Está com haste floral.
Você sabe o que é isso? O que posso usar para tratar e como usar.
Por favor me socorre. Me ajude, me oriente pirque já pedi socorro a algumas pessoas e não tive respistas.
Obrigado e parabéns por sua linda Schroederae.