quinta-feira, 13 de novembro de 2014

orquideas de rua - Phalaenopsis








Nos dias de hoje uma boa caminha colabora e muito para o bem estar do nosso corpo.
 
Por isso, resolvi fotografar algumas orquídeas encontradas pela ruas de meu quarteirão e posto para vocês.

Para quem ainda continua sedentário, que tal sair em busca das orquídeas de rua? Um bom motivo para iniciar uma caminhada.

Agora, se seu interesse é cultivar orquídeas em árvores, deixo abaixo uma  dica que considero interessante.

Você vai precisar de uma placa de fibra de coco, barbante de algodão ou se preferir  6 pregos (17X21), martelo, tesoura, um par de luvas de vinil e uma orquídea.
 Lembro que o prego fere a árvore podendo causar fungos e bactérias.
 Retire a orquídea do vaso sem deixar cair o substrato. Meça a largura do bloco de fibra de coco com as raízes da planta (+ ou - 20 cm) e corte em linha reta para obter a faixa que envolverá a orquídea. Encoste a planta no tronco da árvore e cubra o substrato com a placa. Deixe para fora apenas folhas e caule.
 
Para fixar na árvore, amarre com o barbante ou bata um prego de cada lado da orquídea. No fundo do suporte, bata mais dois pregos,  voltados para baixo, aumentando a fixação. Caso a orquídea seja muito pesada, fixe seu caule na árvore. Coloque um prego de cada lado e amarre uma fita. As árvores podem receber mais de uma espécie de orquídea em seus troncos sem qualquer tipo de dano.

A orquídea demora em média dois meses para se fixar no tronco. Troncos rugosos, com no mínimo, 60 cm de diâmetro, facilitam a fixação. As orquídeas se desenvolvem sobre outras espécies sem adubação periódica, pois se nutrem de materiais presentes nos troncos. É possível fazer o cultivo colocando a planta dentro da própria bifurcação do tronco. Depois que a orquídea estiver fixada – com raízes presas à casca e musgos encobrindo a superfície – será chegada a hora de retirar o suporte.
 
Para evitar que formigas ataquem a planta, aplique um formicida cerca de 20 centímetros ao redor da árvore.
 

Nenhum comentário: