sexta-feira, 11 de julho de 2014

Vanda taylor blue





 
Primeira Floração maio 2014

 
De origem asiática, as Vandas são orquídeas monopodiais de crescimento lento. Cultivadas penduradas em arames, em cachepôs ou vasos de plásticos, com ou sem substrato. Uso apenas pedaços de carvão para dar apoio e um pouco de sfagnum para manter a umidade, no caso de lugares mais secos. Não é uma orquídea exigente quanto ao cultivo, necessitando de umidade e luminosidade relativamente alta. Em regiões de temperaturas mais altas, é preciso borrifar duas vezes por dia as raízes, evitando desidratação das folhas. Aconselho manter sempre úmido o piso do orquidário.

Cuidado também para que as mesmas não sejam queimadas pelo Sol. Suportam o frio, desde que protegidas de geadas. Geralmente entram em dormência, desacelerando o crescimento. Por terem raízes aéreas são exigente quanto a adubo foliar e radicular a base de fósforo, na fórmula 15-30-20, desta forma o caule crescerá para uma nova floração. Suas flores são atraentes, grandes, exóticas e de uma beleza peculiar, atingindo altos preços no mercado. As primeira flores surgem normalmente aos seis anos de idade e a partir daí florescem até quatro vezes no ano. Existe uma variedade de híbridos e todos encantadores. Se bem cultivadas, as Vandas terão uma haste longa e com muitas flores, bastando dar-lhes muita luminosidade, regas constantes e não faltar a adubação.

Por serem monopodiais, novas mudas surgem nas laterais da planta mãe, que podem ser retiradas quando atingirem três raízes. Da mesma forma que a Renanthera, as Vandas podem ser cortadas para não crescerem tanto, assim você terá uma nova muda, desde que o corte fique com pelo menos duas raízes. A planta mãe soltará novos brotos e ramificações.
 
Meu Cultivo
 
Minhas vandas são cultivadas na serra, dentro do orquidário, cobertas apenas por sombrite de 60%. A adubação faço através de trouxinhas de meia contendo osmocote. Assim, com o sereno e as chuvas o adubo escorre nas folhas e raízes.
As regas são realizadas com chuva e sereno, tento manter um cultivo mais próximo do natural, apenas intervenho quando existe ataque de pragas.
 
Quando a temperatura fica muito baixa por longo período elas entram em dormência, porém, não vejo prejuízo, considerando que as floradas são constantes.
 
 
 

Nenhum comentário: