quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cattleya walkeriana tipo nativa - Quais são as cores das orquídeas?





 
Floração Maio 2014


Quais são as cores das orquídeas?

Nosso título certamente ilustra bem uma pergunta feita com freqüência por quem está se iniciando no cultivo das orquídeas, pois para estes, a enorme gama de cores e variedades que vemos em uma exposição se torna uma completa confusão, agravada quando um grupo de cultivadores mais experientes se junta para discutir sobre essa ou aquela planta.

Palavras de Origem grega ou latina tais como caerulea, concolor, allbescens, associadas aos nomes genéricos criam um certo desespero em qualquer um, parece que é um encontro de médicos discutindo sobre alguma doença grave.

Mas, tal fato com o passar do tempo vai sendo superado e logo o iniciante estará entrosado em nosso meio.

Muitos são os termos utilizados para definir esta ou aquela cor e sempre aparece um orquidófilo com uma nova forma de classificação das cores. Este breve artigo resume as cores e variedades mais comuns, mas vale lembrar que são quase infinitas as cores que podemos encontrar nas nossas flores, principalmente com o advento de sementeiras e clonagem.

Alba -Termo que define as plantas onde todos os segmentos são totalmente brancos, sendo o labelo tingido por tons de amarelo, desde claro até bem escuro.

Coeruleo - Este termo define o que consideramos azul, sendo que o labelo apresenta a mesma cor mais escura.

Coerulense - As flores apresentam tons azulados em suas pétalas e sépalas, sendo o labelo levemente mais escuro do que os outros segmentos.

Concolor - Flores de coloração uniforme, desde o lilás bem claro até bem escuro. A garganta e o lábio apresentam tons amarelos.

Semi -Alba - Pétalas e sépalas brancas, labelo com tons lilás no ápice e amarelo no interior do tubo.

Aquinii - Flores apresentando pétalas e sépalas de colorido variado, labelo acompanhando essa coloração básica, mas com uma mácula em forma de estria, flameado, splash na ponta das pétalas.

Tipo -Planta onde as flores apresentam todos os segmentos de cor magenta, lilás, róseo e todas as gamas do roxo.

Amoena -Pétalas e sépalas branco puro, mas labelo apresentando na fauce tons róseo / carneo.

Amesiana - Pétalas e sépalas brancas, com suaves sopros róseo, sendo o labelo também neste tom com o fauce róseo calra com o interior da garganta amarelado.

Basicamente esses termos definem a maioria das variedades de cor encontrado nas flores de orquidáceas de grande porte, no futuro daremos maiores descrições e definições.

Fonte: Boletim CAOB
Ano - V / Volume - V

Um comentário:

ROSA MARIA disse...

Oi Glória tudo bem?
Essa Walkeriana nativa foi a que vc adquiriu quando participava do forum "A Orquédeas"?
Ainda tenho a minha. um perfume totalmente diferente de todas.
Muito legal seu blog, parabéns!

Rosa Maria