sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cattleya walkeriana juca neto x (leda x brod) lote 1696








Floração junho/2014

Cattleya walkeriana foi descoberta por Gardner, em 1839, próximo ao rio São Francisco (MG). Seu nome foi dado em homenagem ao seu fiel assistente, Edward Walker, que o acompanhou em sua segunda viagem ao Brasil a serviço do Jardim Botânico do Ceilão, no Sri Lanka.
O brasileiro Barbosa Rodrigues descreveu, em 1877, a Cattleya princeps, hoje considerada uma variedade da Cattleya walkeriana.


A Cattleya walkeriana, hoje mundialmente conhecida e apreciada pelos belíssimos híbridos que tem produzido, é encontrada nas regiões mais diferentes do Brasil, seja crescendo sobre pedras, no Estado de Goiás, ou sobre árvores, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, sempre próxima às águas de lagos, rios ou pântanos. São plantas de cultivo extremamente fácil, que os orquidófilos do mundo inteiro já dominam. Deve-se destacar que a maioria das plantas que hoje se encontram nas coleções foram produzidas por semente ou meristema (clonagem).


O exemplar da foto foi produzido por meristemagem, com isso, em sua primeira floração já se revela a boa forma e qualidade.


A planta foi adquirida diretamente do produtor na Exposição do Museu da República no Rio de Janeiro em 2012.de leitura:


Dica  de leitura:


O cultivo das orquidáceas e o interesse por sua propagação têm sido objeto de diversos estudos e teses na Escola de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.
Com isso, as pesquisas científicas saíram das cadeiras acadêmicas e vieram para as editoras, cujas obras merecem  ser lidas e através delas poderemos aprimorar nossos conhecimentos.




Nenhum comentário: