sexta-feira, 26 de abril de 2013

Miltonia clowesii




floração abril/2013

Miltonia clowesii é uma espécie de orquídea terrestre pertencente à família das Orquidáceas. As plantas são encontradas nos estados brasileiros deMinas GeraisRio de Janeiro e Espírito Santo, no solo e nas árvores dos bosques das regiões de montanha em altitudes que variam de 300 a 1000 metros.

Cultivo

Crescem em condições intermediarias com luz moderada durante o verão e alta luminosidade durante o inverno. Durante o período de vegetação, a alta umidade é essencial para o êxito do cultivo. Os vasos não devem ficar completamente secos e tem que ter drenagem suficiente para evitar o apodrecimento da raiz. Deve borrifar as plantas com frequência, se possível pela manhã, para imitar o nevoeiro do seu habitat natural.

MEU CULTIVO

Cultivada em clima de altitude, em vaso de barro, como substrato uso brita zero e casca de pinus.
A adubação é mensal com okashi e trimestralmente viagra da AOESP.
Para evitar fungos e bactérias borrifo calda bordalesa.
Como as cochonilhas nunca abandonam totalmente as plantas, Forth defender e Dimy ajudam bastante.
Em relação as regas são feitas de forma natural, apenas chuva e sereno. Não coloquei plástico no orquidário.

Dica: O plástico agrícola ajuda bastante a controlar queima nas folhas e excesso de chuva que apodrecem as raízes, por esta razão optei pela brita zero.

[editar]

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Miltonia regnelli




Floração Março de 2013

Miltonia regnellii é uma espécie de orquídea terrestre pertencente à familia das Orquidáceas. As plantas são encontradas nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, crescendo nos bosques da parte baixa das regiões de montanha com alto teor de umidade em altitudes que variam de 800 a 1400 metros.
As plantas florescen de janeiro a maio na natureza, e entre agosto e outubro nos cultivos. As inflorescências possuem normalmente de 4 a 5 flores perfumadas, e estas tem 6,5 cm de diâmetro com as pétalas e sépalas de cor branca, o labelo tem cor que varia de rosa a púrpura. Existe uma variedade mais escura que foi descrita como var. purpurea.
Crescem em condições intermediárias com luz moderada durante o verão, e alta luminosidade durante o inverno. Durante o período de vegetação, a alta umidade é essencial para o êxito do cultivo. Os vasos não devem secar-se por completo e devem ter suficiente drenagem para evitar o apodrecimento da raiz. Deve borrifar as plantas com frequência, se possível pela manhã para imitar o nevoeiro do habitat natural.

CURIOSIDADE: Tive a oportunidade de vê uma touceira enorme com mais de 40 flores, linda demais.

sábado, 13 de abril de 2013

BLC captain pessoa




Floração Março 2013
propriedade MGloriaM

Este híbrido é de fácil cultivo e muito florifero, mesmo em clima quente.
Ano passado postei as dicas de cultivo e também sua taxonomia.
Para saber mais click aqui:

http://orquidariorecreio.blogspot.com.br/search/label/BLC%20%20Captain%20Pessoa

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cattleya labiata tipo "gaske"





Floração fevereiro/2013


Origem do Nome:
No Século 19 havia uma verdadeira corrida entre os comerciantes de flores e plantas europeus em busca das novidades do novo mundo com sua flora exótica e de colorido exuberante. Evidentemente as orquídeas eram o centro das atenções. Em 1821 John Lindley descreveu as Cattleyas labiatas, nomeando-as cattleya em homenagem a William Cattley, rico comerciante e colecionador de plantas e labiata ( lábio grande ) devido ao tamanho de seu labelo. Após intenso sucesso, as cattleyas ficaram meio esquecidas até 1889 quando foram redescobertas, ressurgindo o interesse comercial por essas plantas de belíssimas flores.

A Cattleya labiata é uma espécie que floresce ao final do verão e princípio do outono, o perfume exalado por suas flores na parte da manhã é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas" pois esta é uma característica transmitida aos híbridos produzidos com sua participação. Espécie considerada 'Rainha do Nordeste Brasileiro', para muitos 'Rainha das Orquídeas Brasileiras', pela floração abundante, de grande duração, de perfume inconfundível.
Habitat
A labiata ou lirio roxo como muitos a chamam no interior do Nordeste, procede em maior número de habitats dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Sergipe.

Ela é planta epífita ou por vezes rupícula, que vegeta sobre árvores ou sobre rochas e em paredões nas serras, em locais nos quais a umidade provem, como já dito antes, de um mais intenso regime de chuvas (brejos) e da neblina que se forma, noturna e matinal, locais quase sempre protegidos do sol intenso. Na natureza, vegeta a uma altitude entre 500 e 1000 metros. É, sem dúvida alguma, a mais bela e uma das mais apreciadas orquídeas brasileiras, por ser cultivada fácil e soberbamente, de norte a sul do País. Nenhuma outra Cattleya o faz em tal plenitude!

Planta
Planta extremamente resistente, como boa nordestina que é, com pseudobulbos de 15 a20 centímetrosde altura, comprimidos e sulcados, apresentando uma única folha oblongo-elíptica, raramente duas. Inflorescências compostas de 3 a 5 flores, sempre muito bem dispostas e que surgem de uma espata dupla de mesmo tamanho e vigorosa.

Flor
Flor com 18/20 até 25 centímetros de diâmetro, um tamanho excepcional, pétalas e sépalas de colorido típico lilás, em diversas tonalidades. As sépalas são lanceoladas, a maior parte das vezes planas e as pétalas mais largas, ovóides e graciosamente onduladas. O labelo apresenta variações que iremos destacar, as mais comuns, mais adiante.

Época de Floração
Em geral, no Norte e Nordeste brasileiro: Dezembro/Janeiro à Março e no Sudeste e Sul em Fevereiro/Março, mas as fortes variações climáticas recem ocorridas, tornam essas previsões pouco precisas.

Cultura

Considerada como uma planta de facílima cultura e, por isso, muito recomendada para orquidófilos principiantes.
...........................
Referência Bibliográfica:
Texto baseado em Wikipédia, a enciclopédia livre, em artigo de Angelo Lo Ré publicado na Revista OrquidaRio, em artigos publicados nos Anais do II Encontro de Orquidófilos e Orquidólogos, de autoria do Dr. Luiz de Araújo Pereira e Lou Christian Menezes, e no Livro de João Paulo Fontes sobre a Cattleya labiata Lindl. Colaboração de meus amigos e companheiros do NOCB – Núcleo Orquidófilo Castello Branco, Guy Cliquet do Amaral e Carlos Alberto Seixas, Diretor Técnico do NOCB e colaboração técnica do Dr. Leonardo Pessoa Felix, da UFPa.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cattleya hawaiian wedding




Floração Março de 2013.
Propriedade de MGloriaM

Muito linda e perfumada esta Cattleya, atualmente esta sendo cultivada em clima de altitude, talvez por isso tenha voltado a florir.
A sua história e forma de cultivo podem ser lido no link abaixo.
http://orquidariorecreio.blogspot.com.br/search/label/Cattleya%20Hawaiian%20Wedding%20Song