sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Phalaenopsis diversas -floração primavera.







As phalaenopsis apesar de sofrerem bastante em períodos de temperaturas muito baixa, não se intimidam, florescem lindamente, apenas não gostam de chuvas em suas flores.


CULTIVO DE PHALAENOPSIS
A orquídea Phalaenopsis é originária da Indonésia e das Filipinas. Planta monopodial (o crescimento ocorre por uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta.)
Como orquídea tropical, prefere temperaturas entre 15º e 28ºC, mas não sofre com pequenos períodos de variações na temperatura.
Em época de clima frio, especialmente nas regiões sul e sudeste, evite deixar sua Phalaenopsis exposta, pois não sobreviverá a geadas e ventos frios.
A phalaenopsis é uma planta de fácil cultivo e de uma durabilidade floral surpreendente, podendo uma haste floral ficar aberta por meses, gosta de umidade, não substrato encharcado.
Começa a soltar a haste floral c/ 3 a 4 anos de cultivo, lógico que respeitando umidade do vaso, luminosidade e aeração.
Para um bom desenvolvimento da planta, a temperatura tem que variar de 24 a 28°, maior ou menor (abaixo de 22°) a planta para o desenvolvimento, mas para soltar a haste floral ela precisa de uma temperatura mais baixa por alguns dias.
A phalaenopsis se dá muito bem tanto com a adubação radicular qto foliar, fica por preferência do cultivador, se for do tipo bokashi uma colher de chá uma vez por mês, se for do tipo NPK diluir 1 grama do adubo em 1 litro de água a cada 15 dias e borrifa-lo por toda a planta (vaso e folhas)..
A adubação foliar feita com um adubo de qualidade é suficiente (Peters 20-20-20 e 10-30-20, Peters para diluir em água).
Uma vez por mês aplicar cálcio + magnésio, você pode usar também um adubo tipo Bokashi, colocando pequena quantidade próximo a borda do vaso longe das raízes para não queimar.
Atenção: não gosta de exposição ao sol, queima-se facilmente, mas tbm não gosta de sombra, o ideal é sombrite de 50%, ou sol direto até as 10:30, deve-se tomar cuidado com acúmulo de água no apse ou entre as folias, pois esse acumulo pode provocar o apodrecimento das folhas.
A fase inicial de crescimento se caracteriza pela aparição do broto e das raízes.
A fase de crescimento ativo é o desenvolvimento deste broto em pseudobulbo (caule) e folhas. É nesta fase que a planta precisa ser aguada e adubada com freqüência. Quando o crescimento desacelera, a planta entra na fase de repouso vegetativo e sua necessidade de rega diminui bastante. Depois vem a maturação com formação ou não da flor.
Carmen Crescencio

Fonte:http://sborquidea.wordpress.com/tag/cultivo-de-phal/



Nenhum comentário: