sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cattleya intermédia



Esse exemplar colocou espata em junho de 2010, em dezembro resolvi replantar pois, por ter sido um dos primeiros de meu cultivo estava com os bulbos e raízes do lado de fora do vaso.
Pelo visto foi um tratamento de choque, que resultou no crescimento de 1 botão e somente agora floriu. Não aconselho este tratamento.
Cultivo: vaso de barro, casca de pinus, carvão, dreno de brita "2" e um pouco de esfagno na borda do vaso (aumenta a umidade).

Adubação: Fertilizado quinzenalmente com fish fértil e trimestralmente com osmocote manutenção, quando lembro, uma vez por mês borrifo com 1 gota de superthrive diluido em 4 litros de água.
Luminosidade: recebe muita luz sem sol direto, apenas alguns raios no fim da tarde. No inverno sol direto na parte da tarde.
Regas: Duas vezes por semana  e borrifos nas folhas diariamente pela manhã.

obs.: Não é um exemplar espetacular, mas se tratando do primeiro da minha lista, possui um "Q" especial.

Cattleya Intermédia
é uma espécie nativa dos estados do sul do Brasil - principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina - mas também ocorre no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Foi levada pela primeira vez para o Reino Unido em 1824, para o Jardim Botânico de Glasgow, na Escócia, pelo capitão Graham, do Royal Packet Service, a pedido de Harrison, morador do Rio de Janeiro. Foi registrada com o nome de Cattleya intermedia pois a sua flor tem um tamanho intermediário entre as Cattleyas.
A sua variabilidade de colorido e de forma é muito grande, existindo flores totalmente albas até rubras, de cor escura, passando por cores suaves, caeruleas (azul-celeste) e roxo-violetas.
No sul do Rio Grande do Sul esta espécie cresce principalmente na corticeira do banhado (Erithrina cristagalli), em banhados (pântanos cobertos de vegetação) ao longo da Lagoa dos Patos e até a reserva ecológica do Banhado do Taim, a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira com o Uruguai. Ocorre também em figueiras, no chão arenoso, à beira da praia das lagoas, em rochas graníticas e em butiazeiros
 A floração da Cattleya intermédia ocorre entre junho a outubro, mas quando bem cultivada pode florir em meados do verão, possui flores de tamanho médio entre 10 e 13 cm de acordo com a variedade e pode apresentar uma floração entre 2 a 9 flores por haste sendo que alguns exemplares depois de adultos podem chegar a floresce com até 13 ou mais flores.

Fixação da orquídea na árvore:

Para fixar a muda na árvore, acomodar em um tronco ou ramo, agregando musgo sobre as raízes e amarrando a muda com cordão de algodão.
As raízes se prenderão ao ramo em pouco tempo.



 Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya_intermedia
http://carlabettoni.blogspot.com/2008/06/cattleya-intermdia.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea_cattleya_intermedia.html

Nenhum comentário: