quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cattleya portia

A planta do avatar é uma Cattleya portia, um híbrido muito antigo (registrado em l897) entre Cattleya bowringiana originária de Belize e Guatemala e Cattleya labiata (originária dos estados do nordeste brasileiro - Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco).
Planta fácil de ser cultivada porque ambas as espécies não são difíceis de cultivar. Precisa de clima temperado ou um pouco mais quente e uma boa luminosidade. Precisa de ambiente bem ventilado e ser bastante regada durante a primavera e o verão. Se cultivada em condições ideais (perfeito equilíbrio de luz, umidade, temperatura, rega e adubação), rapidamente torna-se uma planta de crescimento vigoroso.
Uso como substrato o mix do orquidário 4 estações e plantei em vaso de barro, sendo ela uma planta vigorosa de crescimento abundante, praticamente tenho que colocar em vasos maiores a cada ano.
Para se ter uma idéia, chega a florescer de várias frentes ao mesmo tempo, já ocorreu de florir sem espata, com os botões emergindo de dentro das folhas. Por isso, muito cuidado e observação.
Quanto a adubação uso a mesma em todas as plantas: fish fértil endure, osmocote - manutenção de 3 em  3 meses.
Uma curiosidade: no fim do outono e durante todo o inverno recebe sol direto e não causa dano as folhas.
Muito boa para iniciantes.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dicas de Cultivo/ Superthrive

Para quem pretende cultivar orquídeas em apartamento vale a pena visitar o site dos biologados, lá a Dra. Silvia não só ensina, como também narra sua experiência de forma clara e simples.
http://www.biologados.com.br/manuais/cultivo_de_orquideas_em_troncos/manual_cultivo_orquideas_em_troncos.htm

Outra dica é visitar o site do Carlos Keller: http://orquidea.base33.net/

O hormônio que eu conheço e uso é o Superthrive. É uma mistura de hormônios e vitamina B. É um potente enraizador e estimula o crescimento. Uso uma gota por litro, 1 vez por mês no inverno e 1 vez a cada 15 dias no verão.
[veja mais sobre o SuperThrive no Wikipedia]

Miltássia Royal

Em 2008 ganhei um bulbo de uma amiga, não tinha a menor idéia de como seria a floração, nem as cores e tão pouco sabia como cultivar.
Na ausência de informações e conhecimento, optei em não fazer nada.
Em 2009 nasceu um bulbo novo e para minha surpresa uma haste enorme, que resultou em flores.
Passados 6 meses novo bulbo e nova floração.
Agora posso afirmar que: ela esta em substrato de pinus com dreno de brita 2, gosta de uma boa sombrinha, umidade, regas espaçadas e adubação balanceada, no caso uso osmocote de 3 em 3 meses.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana orlando mazzeto - Foto capturada do Orquidário Terra -http://www.orquideasterra.com.br/?matrizes,ver,1287
( meu exemplar é um baby somente verei sua flor daqui a 2 anos)

Cattleya walkeriana tipo "gloria"

Cattleya walkeriana miriam suzuki - floração 2010
(corte adquirido em 2009 no Orquidário 4 estações)
Cultivada em vaso de barro com bolas de argila expandida - casca de pinus, um pouco de esfagno na borda e no fundo do vaso (para manter a umidade).
Adubação química e orgânica.







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cattleya Intermedia Alba



Este exemplar cultivo em vaso de barro, uso substrato mix fabricado pelo Orquidário 4 Estações e pedra brita 2 como dreno, rego 1 vez por semana no outono e inverno, nos outros dias borrifo com água para manter a umidade.
No verão e primavera 2 vezes e caso o ar esteja seco ou muito quente molho o chão para amenizar o calor.
As Cattleyas intermedias necessitam de muita luminosidade, isto não quer dizer sol intenso o dia todo, esta recebe muita luz e sol filtrado na parte da tarde, depois das 15 hs (horário de inverno) e umidade elevada.
Faço adubação quinzenal com fish fértil endure e de 3 em 3 meses coloco adubação química - osmocote.
Nos últimos 2 meses aderi ao uso do superthrive, 1 gota em 3 litros de água 1 vez por mês, no entanto, penso em passar a usar como recomenda o Ilustre orquidófilo Carlos Keller.